NOSSA HISTÓRIA | escolaconcordia

A Escola Concórdia é a Escola mais antiga de Santo Ângelo!

A história de fundação da Escola de Ensino Fundamental Concórdia, fundada pela Comunidade Evangélica Luterana Sião é belíssima e deixamos aqui o histórico:

A Comunidade Evangélica Luterana “Sião” de Santo Ângelo, fundada em outubro de 1929, iniciou suas atividades em um prédio de madeira na Rua Duque de Caxias. Em 1930, no lugar do prédio de madeira, foi construída uma pequena sala de alvenaria na Rua XV de novembro, onde atualmente encontra-se o Salão Social da comunidade.
A obra da atual igreja iniciou em 1946 e levou três anos para ser concluída, envolvendo muito esforço por parte de todos.

A Escola de Ensino Fundamental Concórdia foi fundada em 1930 em uma pequena sala de alvenaria na Rua XV de novembro, que servia também para cultos, reuniões e outras festividades e tinha como mantenedora a Comunidade Evangélica Luterana Sião.
Em 1934, a Comunidade Sião adquiriu mais um terreno na Rua Duque de Caxias, onde construiu o templo da Igreja Evangélica Luterana Sião. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de mais espaço físico e, então, com a doação do terreno ao lado da Igreja, o prédio da Escola Concórdia foi construído e, na sequência, com muito sacrifício, em 1980 a obra do ginásio coberto finalmente foi concluída.
Os diretores ao longo deste período foram:
- Max Leopold Dehlwein (em memória) desde a fundação até meados de 1932;
- Fernandes Krüger (em memória): 1932-1954;
- Arno Wasen (em memória): 1955-1960;
- Heldo Nied: 1960-1970;
- Lírio Sontag: 1970-1984;
- Renate Ingrid Dauwe (em memória): 1985
- Verno Schmechel: 1986-2005;
- Magali Deckert Arndt: 2006-2013
- Shirley Malakowski de Almeida: 2014
- Marlus Seling: 2015 – Diretor atual.

Atualmente, a Escola Concórdia atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. É filiada à Rede ANEL (Associação Nacional de Escolas Luteranas / Rede Luterana de Educação) e é conveniada ao Sistema Positivo de Ensino.
E desde outubro do ano 2017 é mantida pela Cooperativa de Trabalho Escola Concórdia, formada pelos próprios professores, que continuamente buscam a excelência acadêmica e a valorização da história confessional da Escola Concórdia.