CAPELANIA ESCOLAR | escolaconcordia

O que é Capelania Escolar

Faz muito tempo que o termo capelania passou a ser usado para caracterizar o trabalho de cuidado espiritual. A explicação mais aceitável sobre a origem do termo, remete às forças armadas do exército francês no século XVIII, em 1776, quando, conta-se, que um sargento chamado Martinho, ao encontrar um homem ferido e abandonado na chuva e no frio, cortou a sua capa e o cobriu, num ato de amor, cuidado e solidariedade. Quando o mesmo morreu, esta capa foi levada para uma igreja, a fim de que servisse como lembrança do amor e cuidado ao próximo. A igreja passou a ser conhecida como “Igreja da Capa”. Daí a expressão Capelania e Capelão.

O Pastor Capelão desenvolve na escola a assistência espiritual, através de mensagens, aulas, aconselhamentos, visitação e acompanhamento diante de situações especiais.